samedi 22 septembre 2012

#CE21s "Cavaco escuta, o povo está em luta" #vigiliaembelem - Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas Vidas


"Cavaco escuta, o povo está em luta"















Milhares marcaram presença junto ao Palácio de Belém para reafirmarem o seu descontentamento com o rumo do país.
Filipe Caetano  |  22- 9- 2012

Oito horas separaram o entoar calmo de «Acordai» e os gritos de revolta de «Demissão» e «Gatunos». Oito horas separaram o início e o fim da reunião do Conselho de Estado no Palácio de Belém, enquanto milhares de pessoas manifestavam a sua indignação no exterior. Depois do milhão de pessoas que saiu à rua a 15 de setembro, nesta sexta-feira à noite terão estado presentes cerca de vinte mil nos jardins da Praça Afonso de Albuquerque, em Lisboa.

Cantou-se «Acordai», mas também «Grândola Vila Morena» (com a presença do ex-capitão de Abril Vasco Lourenço) e o hino nacional, para além de muitas palavras de ordem que serviram para extrapolar o sentimento desta gente, que não se cansa de protestar contra o estado de coisas no país: «Chega, basta de viver à rasca», «Está na hora, está na hora, de o Governo se ir embora», «Gatunos, Gatunos», «As polícias estão cá fora e os ladrões estão lá dentro», «O povo unido jamais será vencido» ou o ainda mais forte: «Cavaco escuta, o povo está em luta».

O protesto só terminou já depois da uma da manhã, altura em que os conselheiros abandonaram o Palácio de Belém uns atrás dos outros nos seus automóveis de luxo. O Presidente preparou a declaração e foi o último a sair do local, mas de uma porta lateral, não vendo um único manifestante. 

article & photogallerie in tvi24.iol.pt 

Foram oito horas de espera, para muitos ainda mais, e com uma resposta lacónica final por parte do Conselho de Estado. Os manifestantes, porém, prometem continuar a sua luta, mas desta vez a organização fica a cargo da UGT.

 Vigília em Belém (photo Filipe Caetano) 


Hier, Pris à Concentração: Reunião do Conselho de Estado - Álbum sans titre
Canta-se "Grandola, vila morena" #vigiliaembelem #p3belem 


... E as mesmas vozes voltavam a avisar: atenção, os sacrifícios têm um limite. 
Ricardo Araújo Pereira

Hoje, sabemos que estes avisos não tinham razão de ser. De facto, a realidade demonstra que não há limites para os sacrifícios. O limite da algibeira dos portugueses é como a linha do horizonte: por mais que nos aproximemos dele, nunca o atingimos. Passos Coelho e Vítor Gaspar descobriram que, tal como a terra, também a algibeira dos portugueses é redonda - e serão ambos apontados como pioneiros quando se fizer a história da astronomia dos bolsos. 
...

Bruno Faria Lopes, publicado em 22 Set 2012 

João Ferreira do Amaral deixou claro no início da entrevista que queria mais do que debater a polémica medida da taxa social única – queria “falar destes programas de ajustamento da troika”. Cumpriu. O economista não acredita na correcção violenta e rápida dos desequilíbrios acumulados pelo país ao longo de anos e critica duramente os pressupostos técnicos subjacentes aos programas da troika: “Não funcionam”, são “absurdos”, “um disparate” e “um erro brutal”. Um dos mais conhecidos eurocépticos do país, Ferreira do Amaral considera que, mesmo com a margem que acredita existir na Europa para alterar os programas, a economia portuguesa já não tem tempo para a reestruturação de que precisa para crescer sem sair da zona euro.
...

Fotogaleria tvi24.iol: Protesto junto à residência oficial do PM

As Pazes...


*



Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire