mardi 27 septembre 2011

WASTE LAND "Lixo Extraordinário" [VPSTA] & [VE] : Documentário - Filme Completo

  
Artes entrevista: Vik Muniz, o artista que trabalha no lixo

Durante dois anos, o artista plástico brasileiro Vik Muniz viveu com os catadores de lixo de Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário da América do Sul, junto ao Rio de Janeiro. Os 3.500 homens e mulheres que ali trabalham (e onde a maioria também vive), reciclam 200 toneladas de material por dia. “Vai tudo nas costas, no lombo dessas pessoas. É um formigueiro humano, muito impressionante”, conta à SÁBADO em entrevista.

Destes, os realizadores de 'Lixo Extraordinário', o documentário nomeado para um Óscar, escolheram seis para serem representados em obras de arte. Entre eles estão Tião, o presidente da associação de catadores, que lê clássicos como 'O Príncipe', de Maquiavel; Zumbi, o intelectual que recolhe este e outros livros do entulho e sonha criar uma biblioteca; Suelem, mãe de três filhos que quer um dia abrir uma creche; Ísis, que adora moda e começa a ter “alma de artista” quando é recrutada por Vik; Irma, a dona do restaurante improvisado no meio do lixo, o 'Podrão'.


Criado numa favela, filho de um empregado de mesa e de uma telefonista, Vik Muniz está radicado em Nova Iorque onde, em início de carreira, chegou a viver nas ruas. Hoje, é um dos mais influentes artistas plásticos brasileiros. As suas obras chegam a ultrapassar os 70 mil euros e são feitas com materiais improváveis: reproduziu a Mona Lisa em geleia de uva e manteiga de amendoim e nos trabalhos de maior escala usa brinquedos, motocicletas e até máquinas de lavar. Com terra importada de Portugal, fez em 2007 uma série onde incluiu Cristiano Ronaldo, José Saramago e a Praça do Comércio.


Em Jardim Gramacho, fotografou os catadores, depois reproduziu-as em telas gigantes e cada contorno do retrato foi feito com objectos retirados do lixo. Depois, fotografou o resultado do trabalho. Só o quadro inspirado no retrato de Tião rendeu mais de 50 mil euros, que reverteram para ajudar a comunidade de catadores. Ao todo, entre prémios, vendas de fotos e direitos, já conseguiu mais de 200 mil euros para aquelas pessoas. “O artista também é um ser humano. Pobre precisa de comer, de um trabalho decente. Eu já fui pobre, tenho essa responsabilidade”.

27-09-2011
Por André Barbosa e imagem de Joana Mouta



Version portugaise sous titrée en anglais :

Lixo Extraordinário Documentário - Filme Completo

par le 28 mai 2011


Version en espagnole :

Waste Land, viviendo de la basura
- Filme Completo

par le 11 sept. 2011


Grabada durante tres años, Waste Land sigue el trabajo del reconocido artista Vik Muniz y su viaje desde Brooklyn hasta su Brasil natal, camino del mayor vertedero de basura del mundo, situado en las afueras de Rio de Janeiro. 
En este lugar se hicieron fotos de los "catadores" -- como se autodenominan los que viven de este vertedero -- quienes viven de la basura que encuentran en este vertedero, y que se describen como recicladores, usan para vivir lo que los demás desechan.

*

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire