jeudi 26 janvier 2012

Un #Buzz Portugais: A M'nha Reforma, featuring Aníbal Cavaco Silva

le 25 janv. 2012

A M'nha Reforma, featuring Aníbal Cavaco Silva

Letra: Vasco Palmeirim
Música original: "I Need a Dollar", Aloe Blacc


A M'nha Reforma

A m'nha reforma, reforma não chega pra pagar as despesas
Em Albufeira, bufeira no Verão há muitas inglesas
Eu nunca me engano, raramente tenho duvidas, só tenho certezas
A m'nha reforma, reforma não chega pra pagar as despesas.

Vivo com a Maria - numa moradia - ali em Belém
Sem vencimento - Sou um Presidente que quase nada tem
Nao há empregada - é a Maria que limpa o pó
Não há limousine - o nosso chauffer conduz um riquexó

Eu recebo uma verba para despesas de deslocação
Mas que não dá pra chegar aos sítios que os Da Vinci dizem na canção.
Sou apenas um português
que mal consegue - chegar ao fim do mês
Será que há alguém.... que me ajudeeeeeeeeeeee?

Em Outubro de mil nove-centos e sessenta e três, eu casei-me
para o ano queria levar a Maria de férias para Boliqueime
gostava de contratar o brasileiro do "Ai se eu te pego"
eu queria o Stevie Wonder, mas não tenho dinheiro pa mandar cantar um cego.

Vamo la saber - quem ouviu este recado
E quer mudar a letra deste fado
e ajudar este pobre reformado...
Vamos tirar do buraco...
... o pensionista Cavaco.

A m'nha reforma, reforma não chega pra pagar as despesas
Em Albufeira, bufeira no Verão há muitas inglesas
Eu nunca me engano, raramente tenho duvidas - só tenho certezas
A m'nha reforma, reforma não chega pra pagar as despesas.




Le président portugais a raté une bonne occasion de se taire. Commentant l’introduction des mesures d’austérité budgétaire, le chef de l’Etat s’est plaint de la réduction de ses propres revenus. Il aura du mal, a-t-il avoué, à boucler ses fins de mois avec sa retraite après l’expiration de sa présidence. Ces propos ont eu un retentissement immense au pays.

Plus de 14 000 personnes ont d’ores et déjà signé une pétition sur Internet appelant Cavaco Silva à démissionner. On peut comprendre l’indignation : avec un revenu mensuel estimé à près de 10 000 euros, il faut avoir beaucoup de cran pour oser se plaindre en public de sa pauvreté tandis que le salaire moyen mensuel dans le pays est d’à peine 900 euros.

Dans la continuité de cette protestation, une centaine de retraités en colère se sont présentés mardi devant le palais présidentiel à Lisbonne, pour faire don de leurs pièces jaunes au président-rétraité.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire