O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura, do Conselho da Europa, vai investigar as cargas policiais da passada sexta-feira contra manifestantes na Praça da Catalunha, no centro de Barcelona, que causaram 121 feridos, foi divulgado esta terça-feira.
Vários membros deste comité chegaram na segunda-feira a Barcelona (nordeste de Espanha), numa visita que já estava anteriormente programada para analisar a actuação das forças policiais na Catalunha, tendo analisado o tema com um grupo de juristas pró-direitos humanos de Barcelona.
Nesse encontro os especialistas do Comité receberam um relatório com mais de 200 fotos e textos sobre a intervenção policial da passada sexta-feira, adiantou o jornal El País.
O Comité comprometeu-se a investigar as cargas dos Mossos d'Esquadra contra os manifestantes, que resistiram pacificamente, sentados no chão e com as mãos no ar, devendo elaborar um relatório com recomendações sobre o que aconteceu.
Além de determinar se as cargas policiais foram desproporcionadas, os membros do comité vão investigar a denúncia de que os agentes envolvidos na operação actuaram sem estar visível o número de identificação, apesar de estar obrigados a isso pelo Ministério do Interior.
O responsável do Interior catalão, Felip Puig, defendeu já a actuação das forças policiais.
source : http://www.jn.pt
*
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire