mardi 31 mai 2011

Comité europeu para a Prevenção da Tortura investiga carga policial em Barcelona



O Comité Europeu para a Prevenção da Tortura, do Conselho da Europa, vai investigar as cargas policiais da passada sexta-feira contra manifestantes na Praça da Catalunha, no centro de Barcelona, que causaram 121 feridos, foi divulgado esta terça-feira.

Vários membros deste comité chegaram na segunda-feira a Barcelona (nordeste de Espanha), numa visita que já estava anteriormente programada para analisar a actuação das forças policiais na Catalunha, tendo analisado o tema com um grupo de juristas pró-direitos humanos de Barcelona. 

Nesse encontro os especialistas do Comité receberam um relatório com mais de 200 fotos e textos sobre a intervenção policial da passada sexta-feira, adiantou o jornal El País.

O Comité comprometeu-se a investigar as cargas dos Mossos d'Esquadra contra os manifestantes, que resistiram pacificamente, sentados no chão e com as mãos no ar, devendo elaborar um relatório com recomendações sobre o que aconteceu. 

Além de determinar se as cargas policiais foram desproporcionadas, os membros do comité vão investigar a denúncia de que os agentes envolvidos na operação actuaram sem estar visível o número de identificação, apesar de estar obrigados a isso pelo Ministério do Interior.

O responsável do Interior catalão, Felip Puig, defendeu já a actuação das forças policiais.

source : http://www.jn.pt 

*

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire