lundi 17 septembre 2012

#Portugal #15spt 21 SET. CONCENTRAÇÃO (LISBOA) Espalha! Divulga! Wake up old man!!!


Espalha! Divulga! 21 SET. CONCENTRAÇÃO (LISBOA) 

Palácio de Belém

No dia 15 de Setembro o país tomou as ruas para dizer BASTA!, naquelas que foram as maiores manifestações populares desde o 1º de Maio de 1974. Exigimos o rasgar do memorando da Troika e a demissão deste governo troikista.
Se o governo não escuta, que escute o Presidente da República e o seu Conselho de Estado.
Não é não!
Não queremos apenas mudanças de nomes, queremos mudanças de facto. A 21 de Setembro iremos concentrarmo-nos junto ao Palácio de Belém para demonstrar que 15 de Setembro não foi uma mera catarse colectiva, mas um desejo extraordinário de MUDANÇA DE RUMO!
A Luta Continua!
Que se Lixe a Troika! Que se Lixem os Troikistas! Queremos as Nossas Vidas!

  


pour l'Espagne, le Portugal, ... la France ! 
Ludovic Sanchez

Comment, aujourd'hui peut on expliquer l'enrôlement de tous les gouvernements dans la sphère financière internationale, n'ont-ils pas reçus une direction économique donnée et validée par ces mêmes instances.

Plus l'Europe des peuples prendra conscience que l'Europe est plus que possible mais quel passe avant tout par une cohésion du social et non par le diktat d'intérêts uniquement économiques et financiers, alors nous pourrons construire.

...

lire dans newsring.fr




Portugal na boca do mundo na luta contra a austeridade 
ler in Expresso

Imprensa internacional acompanhou a dimensão dos protestos em várias cidades do país. Os portugueses saíram à rua para demonstrar a sua indignação. Perderam a paciência mas continuam pacíficos. 

G1 TV Globo: O protesto, um dos de "maior contestação popular" em Portugal nos últimos anos", "sem orientação política", foi convocado através das redes sociais na Internet por "movimentos cívicos e grupos de 'indignados' lusos", que receberam o apoio de partidos de esquerda e de grandes sindicatos. 

Folha de São Paulo destaca a forma "pacífica" de como se desenvolveram as manifestações em Lisboa e noutras cidades portuguesas. 

El País diz que os portugueses estão "fartos", a julgar pelos cartazes e frases entoadas. A "paciência explodiu": "Está a começar a tocar em coisas muito sensíveis: comida, roupa, escola. Nós não podemos mais. Por isso, eu estou aqui ", afirmou Jorge Garcia, um dos manifestantes.

O El Mundo frisa um "protesto massivo" em mais de 30 cidades portuguesas, organizado nas redes sociais, "pacífico e não partidário", com as principais avenidas "abarrotadas". Salienta ainda o facto de na capital lusa o protesto ter terminado na Praça de Espanha, numa "demonstração de solidariedade com a situação similar do país vizinho".

O The New York Times e o Washington Post destacam  os "grandes protestos em Espanha e em Portugal" contra a austeridade de Mariano Rajoy e Passos Coelho.

O Chicago Tribune também noticia a revolta popular dos espanhóis e portugueses. Em Portugal foram na "maioria sem incidentes", à excepção do que se passou em Aveiro.

No económico The Wall Street Journal, Espanha e Portugal exibiram "a mais recente resistência a medidas de crise que os líderes europeus estão a exigir dos países endividados da zona euro para reforçar a moeda comum".

A adesão em larga escala dos protestos contra a austeridade também têm uma nota no Le Monde. "Parem o terrorismo social", "Aqueles que roubam Portugal devem ser julgados ou "Eu luto para manter o meu trabalho" são alguns dos slogans dos cartazes que o jornal francês elegeu da manifestação onde "a Polícia se manteve discreta na capital".

A agência AFP refere que, desde as últimos cortes do Governo, Passos Coelho enfrenta uma "enxurrada" de críticas da oposição.

A Reuters salienta a dimensão dos protestos em resultado da "raiva" dos portugueses. 

O descontentamento de milhares nas ruas de Madrid e Lisboa recebeu espaço na Al Jazeera, televisão do Catar. "Queremos a nossa vida de volta", é um dos desabafos das frustrações dos manifestantes.
...

A woman embraces a riot policeman in front of the IMF office during a protest against austerity in Lisbon September 15, 2012.

Fotografia: José Manuel Ribeiro* via http://www.vancouversun.com 
“o povo perdeu a paciência, mas não perdeu a calma”  

O abraço da Adriana ao Sérgio ou a paz em tempos de cólera 

“Porque é que estão aqui?”

“Estou aqui porque é o meu trabalho.”

“Mas não preferias estar connosco, deste lado?”

Tal como há imagens que valem por mil palavras, há silêncios com a mesma força. Foi o caso da não resposta do agente do corpo de intervenção à pergunta que Adriana lhe fez antes de o abraçar, numa imagem-símbolo da manifestação “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas” do passado sábado, que juntou quase um milhão de pessoas em 40 cidades contra a situação desesperante do país.
 
ler in ionline.pt
...

 
Manifestações de 15 de Setembro - Portugal


* José Manuel Ribeiro nasceu em Lisboa em 1960. Iniciou-se na fotografia amadora ainda no liceu, e frequentou em seguida cursos de artes plásticas, design, desenho e fotografia. Nos anos 80 trabalhou em fotografia industrial de publicidade antes de optar por uma carreira de repórter, no Diário , Diário Popular , LUSA , Público , Época e, actualmente, Reuters . Lecciona fotojornalismo no Instituto Português de Fotografia. Membro fundador da Estação Imagem. 

*

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire